Historial

Como qualquer grupo, não começámos com uma ideia fixa daquilo com que iríamos trabalhar.
A partir do momento em que nos juntámos como grupo, diversas ideias surgiram, e muitas foram postas de parte, até que ficou apenas  uma ...


1.º - Recuperar o Parque Florestal

O meio ambiente deveria ser uma preocupação de qualquer ser consciente da Terra. Associando essa preocupação à necessidade de interagir com a comunidade local, pensámos em realizar um projecto no qual, no final do ano, veríamos o Parque Florestal recuperado. Associado a esse projecto, o nosso objectivo era sensibilizar a comunidade para a perca da Biodiversidade, dado que o ano de 2010 é o Ano Internacional da Biodiversidade.
[Parque Florestal de Vieira do Minho]

Este foi o primeiro projecto em que pensámos. Infelizmente, vimos que teríamos imensas dificuldades, principalmente a nível monetário, pelo que abandonámos o projecto.

2.º - Doenças Infecciosas

Desta vez concentrámo-nos mais nas perspectivas profissionais dos elementos do grupo. Dado que todas as nossas ambições podem convergir para a área da saúde, pensámos que poderíamos realizar um projecto relacionado com as doenças infecciosas.

[a Salmonella é responsável por inúmeras infecções]

Assim, decidimos que seria interessante estudar os microorganismos patogénicos do Centro de Saúde local ou, preferencialmente, da cantina. Pretendíamos analisar algumas superfícies e verificar a existência de bactérias ou de outros seres unicelulares, bem como demonstrar (ou, na pior das hipóteses, refutar) a eficácia dos produtos de limpeza na eliminação desses mesmos microorganismos.
Devido a eventuais dificuldades técnicas, abandonámos também este projecto.

3.º - Doenças raras

Gripe, varicela, herpes ... são doenças que toda a gente já teve, ou das quais toda a gente já ouviu falar. Repetir aquilo que se repete é chato, por isso pretendíamos estudar algumas coisa mais ... exótica (isto não é morbidez, é curiosidade!). 

[Kay Russel sofre da Síndrome do Sotaque Estrangeiro. Esta britânica acordou a falar com sotaque francês. Esta doença é extremamente rara]

Este tema ia de encontro às nossas expectativas profissionais, mas pensámos que não seria um tema interessante a desenvolver, porque a raridade das doenças ia torná-las pouco apelativas, não iam centrar-se num problema mais visível da comunidade.

Como tal, decidimos abandonar também este projecto.

3.º - Biodiversidade e saúde

Pensámos desta vez associar dois temas que nos interessam.
O principal objectivo seria divulgar a importância da Biodiversidade para a saúde.
Por exemplo, poderíamos mencionar a importância de uma molécula isolada da lesma do mar no tratamento de alguns tipos de cancro. Essa "utilidade" da Biodiversidade poderia servir para alertar que a sua defesa não é apenas um capricho dos ecologistas, mas sim uma necessidade dos seres humanos.

[A lesma do mar é conhecida pela sua aplicabilidade terapêutica]

Contudo, achamos que não seria possível dar uma grande continuidade ao tema, além de que não iria haver muita interacção com a comunidade, pelo que abandonámos o tema.

Foram estes os temas em que pensámos com maior profundidade, antes de optarmos por aquele que, definitivamente, é o nosso tema: a Sexualidade.