Como se pode ver no post anterior, actualmente o grupo AREA23 anda ocupado com a realização de inquéritos. Para atingir tal objectivo, diversos passos tiveram que ser seguidos.
Continua a ler clicando em "continuar »» " !
Continua a ler clicando em "continuar »» " !
O inquérito por questionário é uma técnica de investigação não documental. As técnicas de investigação não-dcumentais integram os inquéritos por questionário, a entrevista e a observação. Destes três, apenas a observação não será abordada na disciplina de área de projecto, uma vez que também será realizada uma entrevista.
Fazer um inquérito não é uma coisa simples. Quando preenchemos inqúeritos, temos apenas que marcar cruzes, o que é simples, mas fazer um inquérito envolve várias etapas: perceber bem aquilo que se quer saber, a quem vamos perguntar e, finalmente, o que vamos perguntar.
O grupo AREA23 já iniciou a realização do inquérito, tendo sido a primeira etapa fazer uma pequena planificação, onde se contemplavam os primeiro e segundo pontos, uma vez que o que vamos perguntar é feito no inquérito.
Para nos orientarmos durante a elaboração do inquérito por questionário foram consideradas duas hipóteses:
Hipótese 1: Apesar de toda a informação relacionada com a Sexualidade, os jovens com idades compreendidas entre os 14 e os 20 anos não colocam em prática esse conhecimento;
Hipótese 2: A informação relacionada com a sexualidade disponibilizada (seja através de pais, professores, media, etc.) é suficiente e estimula as práticas sexuais seguras dos jovens entre os 14 e 20 anos.
Uma vez que já desenvolvemos as hipóteses, sabemos também quem iremos inquirir, isto é, que amostra do universo é que iremos escolher: esta é o conjunto dos alunos que frequentam a Escola EB/S Vieira de Araújo e que frequentam o 9.º ano ou secundário.
Quanto às perguntas, já as temos elaboradas! Contudo, uma vez que o tema é considerado sensível, terá que ser sujeito a permissão prévia do Ministério da Educação para que possa ser aplicado na Escola. Mais tarde iremos colocá-lo aqui.
Sem comentários:
Enviar um comentário