A entrevista é uma técnica de investigação não documental muito utilizada.
Já foi mencionado num post anterior que o grupo AREA23 apresentou um trabalho sobre dois tipos de entrevista: escrita e audiovisual.
Uma vez que uma tarefa prevista para as aulas de Área de Projecto consiste na realização de uma entrevista audiovisual, será esta que será aprofundada neste post.
Existem três tipos de entrevista:
- Não directiva ou livre;
- Directiva ou estruturada;
- Semidirectiva ou semiestruturada.
Na entrevista livre, o entrevistador lança o tema ao entrevistado, sendo que depois o tema é desenvolvido por este último. Este tipo de entrevista permite que o entrevistado revele mais informação; contudo, existem riscos, tais como o entrevistado afastar-se demasiado do tema previsto. O tratamento da informação é também mais complicado.
Na entrevista estruturada existe um guião com perguntas pre-definidas, sendo que este tipo de entrevista permite recolher apenas as informações pretendidas inicialmente.
Finalmente, no caso da entrevista semi-directiva ou semiestruturada, existe um guião de temas que devem ser abordados durante a entrevista. Contudo, uma vez que não existe um conjunto de perguntas fixas, o entrevistador consegue descobrir pontos de interesse do entrevistado que lhe eram anteriormente desconhecidos.
O grupo AREA23 realizou, no dia 3 de Março de 2011, pelas 15:15 no Auditório Municipal de Vieira do Minho, uma entrevista ao Dr. Pedro Fernandes, assistente do Professor Júlio Machado Vaz na área da sexologia.
A entrevista audiovisual foi do tipo estruturada, uma vez que havia um guião pré-estabelecido de perguntas.
O guião pode ser visto na imagem seguinte. Relativamente ao vídeo, o grupo encontra-se a trabalhá-lo.
Sem comentários:
Enviar um comentário