quinta-feira, 19 de maio de 2011

Dia Mundial contra a Homofobia

Dia 17 de Maio festeja-se o Dia Internacional contra a Homofobia. Pretende-se, com este dia, relelmbrar que a homofobia (forte discriminação contra homossexuais) é uma realidade em muitos países, sendo inclusive punida com pena de morte nalguns deles.




Para recordar a comunidade escolar deste dia e daquilo que ele representa, os grupos AREA23 e E.PSI.CAL juntaram-se para falar desta problemática - houve um especial destaque para o bullying homofóbico - junto dos nossos colegas.


Assim, o grupo AREA23 afixou os cartazes que requeriu à associação rede ex-aequo, uma associação de defesa dos direitos LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgéneros) dedicada aos jovens, que amavelmente nos disponibilizou cartazes e panfletos, que distribuímos pelas escolas.

Junto dos cartazes incluímos um papel em que indicávamos o porquê de estarmos a colocar os cartazes nesta altura.

O grupo E.PSI.CAL., por sua vez, realizou um teatro onde um homem homossexual foi acusado de molestar uma criança quando, na verdade, apenas a tinha ajudado a levantar-se. Pretendiam, deste modo, retratar um dos muitos estereótipos errados aos quais a homossexualidade se encontra associada (neste caso, o mito errado de associar a homossexualidade à pedofilia).

Sem comentários:

Enviar um comentário